O que é planejamento?
O planejamento representa o processo de síntese do
conhecimento, constituindo-se em um espaço centrado na aprendizagem, tendo como
referência o direito ao acesso aos conhecimentos elaborados histórica e
socialmente.
É uma mediação teórico-metodológica para a ação
consciente e intencional. É reflexão. É abordagem teórica. É tomada de decisão.
É previsão de uma ação. É intencionalidade.
Objetivos do Planejamento
Resgatar a intencionalidade da ação educativa;
Superar o caráter fragmentado das práticas educativas;
Racionalizar os espaços e recursos para atingir os fins do
processo educativo;
Superar as imposições ou disputas de vontades individuais,
construindo a participação de todos na Gestão Democrática;
Fortalecer o grupo para enfrentar conflitos e contradições
Fases do Planejamento
Elaborar: ver a ação global em que se está, decidir o tipo
de sociedade, de pessoa, de educação, de escola (realidade desejada); verificar
a distância entre a realidade existente e a desejada e propor ações, atitudes e
normas orgânicas para diminuir esta distância;
Executar: agir em conformidade com o que foi proposto;
Avaliar: revisar cada um dos momentos, cada uma das ações,
atitudes e normas e cada um dos documentos derivados, sempre indicando a
compreensão de que as fases do planejamento são inseparáveis.
Dimensões do Planejamento
Planejamento político: capacidade de conceber,
operacionalizar, fazer opção no conjunto de valores, de conhecimentos que
constituem, para o conjunto de pessoas envolvidas, a dialética entre o
horizonte e o “aqui e agora”. Portanto, deve ser construído coletivamente,
tendo na dialética uma forma de perceber que mundo é possível ser construído e
a favor de quem se destina a educação almejada.
Planejamento operacional: a organização e a dinâmica de
relações das opções feitas no planejamento político, sustentadas por
metodologias, modelos e técnicas de busca da coerência entre o discurso e a
prática. O discurso tem a dimensão política e a prática tem a dimensão
operacional.
O planejamento numa perspectiva democrática
Exige relações democráticas de trabalho entre os diversos
profissionais e uma relação dialógica entre professor e educando;
É espaço rico e pertinente à democratização das relações e
do saber na formação de valores.