A elaboração ou reestruturação do P.P.P. indica
necessariamente à comunidade escolar pensar sobre qual a função social da
escola para a comunidade que ela atende.
Pressupõe refletir sobre a concepção de homem, sociedade,
escola, educação, cultura, trabalho, tecnologia, cidadania, conhecimento,
ensino e aprendizagem, avaliação;
O Projeto Político Pedagógico pressupõe:
Compreensão crítica da realidade histórico-social;
Compromisso ético-político com a transformação da realidade
social;
Participação efetiva de todos os sujeitos da prática
educativa;
Autonomia na escola enquanto exercício de democratização;
Valorização dos profissionais da educação em termos de
formação continuada;
Construção coletiva da concepção de currículo, gestão
democrática e de formação continuada.
Compromisso do poder público (Estado) na oferta e manutenção
da educação pública de qualidade;
O PPP é um referencial teórico da escola e constitui-se de
três Marcos:
Marco Situacional
Análise da realidade – diagnóstico da escola e suas
especificidades.
Descreve e situa a escola no atual contexto da realidade
brasileira, do estado e do município. Explicita e analisa criticamente problemas
e necessidades da escola em relação ao ensino e aprendizagem, organização do
tempo e espaço, relações de trabalho na escola, índices de evasão e reprovação,
organização da hora-atividade e organização da prática pedagógica.Identifica,
explicita e analisa os problemas, necessidades e avanços presentes na realidade
social, política, econômica, cultural, educacional e suas influências nas
práticas educativas da escola.
Sugere-se que seja realizada uma avaliação institucional na
qual cada profissional e demais integrantes da comunidade escolar avaliam seu
próprio desempenho e o desempenho dos demais profissionais com objetivo de:
conhecer a realidade, compreender criticamente as causas dos problemas,
resistências, insegurança, conflitos, contradições, excesso de atividades
burocráticas que permeiam a escola e seu papel social, aprendizagem,
organização tempo e espaço, equipamentos, relações de trabalho, participação
dos pais, critérios para distribuição de turmas, organização da hora atividade,
entre outros.
Marco Conceitual
Expressa a opção e os fundamentos teórico-metodológicos da
escola.
Nesse momento os profissionais da escola, buscam em autores,
obras, publicações, subsídios que orientem através de fundamentação
teórica as novas ideias, planos e propostas de atividades, projetos,
entre outros.
O Marco Conceitual explicita objetivamente e estabelece
relações entre os fundamentos teóricos sobre:
- Concepção de sociedade, homem, educação, conhecimento,
escola, ensino-aprendizagem, avaliação;
-Critérios de organização interna da escola;
-Princípios da gestão democrática: acesso, permanência,
capacitação continuada de educadores e qualidade do ensino-aprendizagem;
-O currículo da escola pública; -dinâmica do currículo;
-Reflexão sobre o trabalho pedagógico -configurar a matriz
teórica.
-Trabalho coletivo;
-Prática transformadora; -o que a escola pretendo do ponto
de vista político pedagógico.
Direcionamento dos instrumentos de gestão democrática.
Explicita fundamentos teóricos relativos aos saberes, conhecimento científico,
cultural,social, ensino e aprendizagem, avaliação, entre outros. Enfim busca
maneiras diferenciadas para que as Intervenções na prática pedagógica
(conteúdos – professor- educando- ensino e aprendizagem – avaliação
metodológica da organização do trabalho pedagógico) possam se realizar de
maneira produtiva.
Marco Operacional
Organiza o trabalho pedagógico e a prática docente a partir
do Currículo enquanto núcleo do P.P.P. Expressa mudanças a serem
alcançadas, linhas de ação, reorganização do trabalho pedagógico escolar na
perspectiva administrativa, pedagógica e financeira e político-educacional.
redimensionamento do trabalho e compromisso dos membros da gestão colegiada.
Refere-se a especificação das novas ações.
Define linhas de ação e a reorganização do trabalho
pedagógico escolar na perspectiva pedagógica administrativa, financeira e
político-social. Sinaliza um Redimensionamento da gestão democrática
(instâncias colegiadas). Apresenta aprofundamento sobre a importância e
valorização de ações relativas à formação continuada dos profissionais da
escola. Em relação ao trabalho em sala de aula busca forma de pensar nas
especificidades curriculares, recuperação de conteúdos, avaliação
institucional, prática docente e qualificação dos equipamentos pedagógicos.
Assim, o Marco Operacional deve apresentar:
-
redimensionamento da organização do trabalho pedagógico;
- tipo
de gestão;
-
papel específico de cada segmento da comunidade escolar.
-
relação entre aspectos pedagógicos e administrativos.
- o
papel das instâncias colegiadas.
-
recursos que a escola dispõe para realizar seu projeto;
-
critérios para elaboração do calendário escolar, horários letivos e não
letivos;
- critérios
para organização e utilização dos espaços educativos;
-
critérios para organização de turmas e distribuição por professor em razão de
especificidades;
-
diretrizes para a avaliação de desempenho do pessoal docente e não docente; do
currículo, das atividades extra
– curriculares e do projeto político – pedagógico;
-
intenção de acompanhamento aos egressos;
-
práticas avaliativas.